Organização Europeia

A plataforma Societal Impact of Pain (SIP) é uma parceria multi-stakeholder liderada pela European Pain Federation (EFIC) e Pain Alliance Europe (PAE), que visa aumentar a conscientização e a sensibilização para a Dor, assim como, a necessidade de modificar as políticas com ela relacionadas.

A SIP foi criada em 2009 através de uma iniciativa conjunta da EFIC e da empresa farmacêutica Grünenthal GmbH. Antes de julho de 2020, a estrutura científica da plataforma SIP estava sob a responsabilidade da EFIC, com a colaboração da Pain Alliance Europe e Active Citizenship Network. O financiamento e o apoio não financeiro foram fornecidos pela Grünenthal GmbH. Desde julho de 2020, a SIP opera sob um novo modelo de governança. Tornou-se numa plataforma multi-stakeholder liderada pela EFIC e PAE, sendo a Grünenthal GmbH e a Pfizer as principais patrocinadoras.

Marcos da plataforma SIP

2011 – O Impacto Social da Dor: Um Roteiro para a Ação (EN)
2014 – Conclusões de Saúde Informal Presidência italiana, Conselho de Saúde Informal (EN)
2016 – 8 Recomendações de Política: Tempo para Ação (EN)
2017 – Recomendações de Política 2017 (EN)
2018 – Documento de Posicionamento da SIP (EN)
2018/2019 – Declaração Conjunta da Rede Temática SIP (PT)
2020 – Novo modelo de governança SIP
2020 – Documento de Posicionamento da SIP no Cancro (EN)
2021 – Documento de Posicionamento da SIP na Integração e Adaptação do Local de Trabalho (EN)

Hoje, a SIP é uma plataforma multi-stakeholder que promove iniciativas destinadas a melhorar os cuidados e a gestão da dor em toda a UE de forma a reduzir o impacto social da doença que afeta todos os aspectos da vida. Os objetivos científicos da SIP foram abraçados por mais de 300 organizações internacionais e nacionais, organizações científicas e autoridades de saúde (SIP, 2018).

Saiba mais sobre a SIP Europa aqui

Fique a par das novidades da SIP Portugal



    Para mais informações contacte a SIP PTgeral@sip-pt.pt