Organização Europeia

A plataforma Societal Impact of Pain (SIP) é uma parceria multi-stakeholder liderada pela European Pain Federation (EFIC) e pela Pain Alliance Europe (PAE), que visa aumentar a consciencialização e a sensibilização para a Dor, assim como para a necessidade de modificar as políticas com ela relacionadas.

A SIP foi criada em 2009 através de uma iniciativa conjunta da EFIC e da empresa farmacêutica Grünenthal GmbH. Antes de julho de 2020, a estrutura científica da plataforma SIP estava sob a responsabilidade da EFIC, com a colaboração da Pain Alliance Europe e da Active Citizenship Network (ACN). O financiamento e o apoio não financeiro foram fornecidos pela Grünenthal GmbH. Desde julho de 2020, a SIP funciona sob um novo modelo de governança. Tornou-se numa plataforma multi-stakeholder liderada pela EFIC e pela PAE, sendo a Grünenthal GmbH e a Pfizer as principais patrocinadoras. Nos últimos anos, o enquadramento científico da SIP está sob a responsabilidade da EFIC e a direção estratégica é definida por ambos os parceiros, sendo, atualmente, os principais patrocinadores a Grünenthal GmbH e a GSK.

(Atualização junho de 2024)

Marcos da plataforma SIP

2011 – The Societal Impact of Pain A Road Map for Action. O Impacto Social da Dor: Um Roteiro para a Ação (EN)
2014 – Informal Health Conclusions Italian Presidency, Informal Health Council. Conclusões de Saúde Informal da Presidência Italiana, Conselho de Saúde Informal (EN)
2016 – Eight Policy Recommendations: Time for Action. 8 Recomendações de Política: Tempo para Ação (EN)
2017 – Policy Recommendations 2017. Recomendações de Política 2017 (EN)
2018 – SIP Position Paper. Documento de Consenso da SIP (EN)
2019 – SIP Thematic Network Joint Statement. Declaração Conjunta da Rede Temática SIP (PT)
2020 – Novo modelo de governança da SIP
2020 – SIP Cancer Position Paper. Documento de Consenso da SIP no Cancro (EN)
2021 – SIP Workplace Integration and Adaptation Position Paper. Documento de Consenso da SIP na Integração e Adaptação do Local de Trabalho (EN) 2022 – SIP Road Map Monitor . Monitor do Roteiro da SIP (EN)
2022 – SIP Digital Health: Pain Assessment and Quality Indicators Position Paper. Saúde Digital: Documento de Consenso da SIP sobre Avaliação da Dor e Indicadores de Qualidade (EN) (PT)
2023 – SIP Joint Statement on Pain and Mental Health. Documento de Consenso da SIP sobre Dor e Saúde Mental (EN) (PT)
2023 – SIP ICD-11 Position Paper. Documento de Consenso da SIP sobre a ICD-11 (Classificação Internacional de Doenças) (EN) (PT)
2024 – The Burden of Pain A Societal Impact of Pain (SIP) Book of Evidence. A Carga da Dor-Um livro de Evidências sobre o Impacto Social da Dor (EN) (PT)

Para acesso aos documentos consulte o separador “Recursos” do menu:
(EN) – Documento em Inglês
(PT) – Documento em Português

 

Hoje, a SIP é uma plataforma multi-stakeholder que promove iniciativas destinadas a melhorar os cuidados e a gestão da dor em toda a UE de forma a reduzir o impacto social da doença que afeta todos os aspectos da vida. Os objetivos científicos da SIP foram abraçados por mais de 300 organizações internacionais e nacionais, organizações científicas e autoridades de saúde (SIP, 2018).

Saiba mais sobre a SIP Europa aqui

Fique a par das novidades da SIP Portugal



    Para mais informações contacte a SIP PTgeral@sip-pt.pt