Comunicar a nossa dor é muito difícil – não é visível aos outros, mas sente-se diariamente e afeta profundamente as nossas vivências diárias.  Refletir e partilhar as suas queixas, o impacto que a dor provoca na sua vida, bem como o longo percurso de exames, medicações e tratamentos que realizou, tornará mais eficientes as orientações e o plano terapêutico do seu médico. 

 

Surgiu, então, no Plano de Ação da SIP PT para 2022, o desafio de elaborar um Guião que possa ser consultado pelo doente com dor crónica para orientar uma primeira Consulta de Medicina da Dor. Neste âmbito, o Conselho Executivo (CE) da Plataforma SIP PT lançou “mãos à obra”. As Associações de Doentes envolveram-se na criação de um documento que têm o prazer de poder, finalmente, divulgar – o Guião de Primeira Consulta de Medicina da Dor.

 

O CE da SIP PT ressalta ainda, a imensa satisfação ao compreender que este é um documento inovador na Europa e que a SIP EU mostrou interesse em poder divulgá-lo junto das restantes Plataformas Nacionais dos Países Membros

Deste modo, é intenção dos membros do CE da SIP PT traduzir o documento para língua inglesa, para que este possa ser consultado pelos doentes com dor crónica de outros países.

 

Este Guião de Primeira Consulta de Medicina da Dor (versão portuguesa), está disponível neste site no sector Recursos > Documentos SIP PT. Leia-o. Descarregue-o. Reflita sobre ele. Partilhe a informação com os seus familiares. Leve-o para a primeira consulta com o seu médico. 

 

Estamos cientes de que, com a sua colaboração, este Guião pode ser uma mais valia para si e para o seu médico e contribuirá para orientar melhor o tratamento da sua dor crónica.

 

O Comité Executivo da SIP PT  2022

 

 

Maria do Rosário Alonso (APED)

Maria Teresa Flor de Lima (ADDCA)

Ivone Machado (AAADMJ)

Isabel Pireza (MiGRA)

Susete Margarido (SPEM)

 

Maio 17, 2022

Partilhar

Share

Fique a par das novidades da SIP Portugal



    Para mais informações contacte a SIP PTgeral@sip-pt.pt