A EU-OSHA realizou um programa de investigação durante quatro anos sobre a digitalização do local de trabalho e as suas implicações para a Segurança e Saúde no
Trabalho (SST). O objetivo foi investigar os desafios e oportunidades para a Segurança e Saúde no Trabalho como resultado da utilização de sistemas digitais no  local de trabalho e das políticas relacionadas.

A investigação também explorou formas de melhorar o nosso entendimento sobre este assunto e identificou medidas eficazes para a prevenção dos riscos. Analisou as medidas no local de trabalho para ajudar a gerir e a prevenir os riscos, ao mesmo tempo que beneficiou das oportunidades para a SST derivadas da digitalização. A visão geral da Segurança e Saúde no Trabalho sobre a digitalização fornece informação para a política, prevenção e prática relativamente aos desafios e oportunidades da digitalização no contexto da Segurança e Saúde no Trabalho.

No seguimento deste trabalho, foi publicado o guia – “Trabalhar com segurança e saúde na era digital” -, que aqui partilhamos, que ser utilizado por quem pretende obter mais informações sobre o impacto das novas tecnologias digitais no trabalho e sobre os desafios e oportunidades relacionados com a segurança e saúde no trabalho, e ainda por quem procura formas de aumentar a sensibilização sobre o assunto.

O trabalho digital fornece grandes vantagens, mas apenas se for concebido, implementado, gerido e utilizado de acordo com uma abordagem centrada no ser humano. Assim, todas as empresas que operam no local de trabalho digital precisam de estar totalmente alinhadas com a regulamentação da UE e nacional.

Nesse sentido, deve-se observar e compreender como outras pessoas adotaram a transformação digital
no local de trabalho para poderem trabalhar com as novas tecnologias de forma inteligente e segura.

Aceda ao guia: Campanha Locais de Trabalho Seguros e Saudáveis 2023-2025

Abril 17, 2024

Partilhar

FacebookTwitterLinkedInShare

Fique a par das novidades da SIP Portugal



    Para mais informações contacte a SIP PTgeral@sip-pt.pt